Por não haver comprovação de segurança e eficácia do produto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou o registro do spray nasal Taffix contra a Covid-19, da empresa farmacêutica Belcher. A decisão foi tomada nesta quarta (19).
Em março do ano passado, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer que o spary “parecia ser um produto milagroso”. O governo até compôs uma equipe de 10 integrantes para ir até Israel para conhecer o medicamento.
O spray israelense é fabricado pela empresa Nasuspharma. A farmacêutica alega que o spray conta com capacidade para para bloquear vírus respiratórios, como o SARS-CoV-2, dentro da cavidade nasal. No entanto, segundo a Anvisa, não foram apresentados estudos clínicos para essa comprovação, o que levou ao cancelamento do registro.
A identificação da ausência de estudos foi feita pelo Programa de Auditoria de Dispositivos Médicos Isentos de Registro, que é responsável por conferir o cumprimento dos critérios e requisitos técnicos de produtos para saúde regularizados de forma simplificada.
Com informações da CNN Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments