Produtores da agricultura familiar e de empreendedores rurais de Itabuna já podem se credenciar em fornecer produtos hortigranjeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para 90 escolas da rede municipal de ensino de Itabuna. A Prefeitura abriu nova Chamada Pública nesta sexta (7) e va até o dia 28 deste mês. O edital está disponível no Portal de Licitações no site do município.
O objetivo é que os pequenos agricultores forneçam legumes, frutas e leguminosas, dentre outros alimentos produzidos no município no segundo semestre do ano letivo. A técnica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Secretaria Municipal da Educação, Vandete Carvalho, informou que o programa garante a alimentação nas escolas da rede pública, com uma contrapartida do município.
“A alimentação escolar contribui para o aprendizado, desenvolvimento e a formação de hábitos alimentares saudáveis entre os estudantes, além de garantir uma alimentação balanceada, de qualidade e bem nutritiva. Atende os alunos das escolas urbanas e do campo, incluindo creches e beneficia agricultores familiares e os pequenos agricultores do município na compra direta do produzem nas propriedades rurais”, destaca.
Os alunos contam com nutricionistas responsáveis pela elaboração e acompanhamento do cardápio, em atendimento à resolução federal do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Esses detalhes sobre o cardápio e a correta alimentação escolar são importantes porque reflete num melhor rendimento escolar e ainda evita uma série de doenças, a exemplo de diabetes, AVC e câncer infantil”, conclui.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments