Até o dia 7 de agosto, agricultores, empreendedores familiares rurais ou organizações interessadas em fornecer gêneros alimentícios para a merenda escolar da Rede Municipal de Ensino de Itabuna devem fazer o credenciamento. Interessados devem ir ao 2º andar do edifício Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron, de segunda a sexta (observar o feriado de 28 de julho, aniversário da Cidade).
Responsável por elaborar o alimento que é servido nas unidades escolares da Secretaria Municipal da Educação, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) definiu a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura aos alunos duas vezes na semana e o consumo de verduras e hortaliças, três vezes. Os municípios têm a obrigatoriedade de comprar no mínimo 30% da agricultura familiar, o que é uma forma de incentivo ao desenvolvimento local e de estimular a produção dos agricultores.
“A ideia é oferecer uma refeição que ajude no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos. Essa exigência também é resultado de um cenário nacional em que temos ao mesmo tempo crianças com sobrepeso, obesidade, desnutrição e carências nutricionais”, disse a nutricionista Jamile Marinho Brasil.
Desde 2021, a Prefeitura cumpre as resoluções do PNAE com a aquisição de produtos de agricultores familiares e do pequeno produtor e de suas associações rurais. A Chamada Pública n°. 003/2023, teve Aviso republicado na edição desta segunda (24) do Diário Oficial do Município, na versão eletrônica.
com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments