O Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Itabuna (CEREST) notificou 82 trabalhadores com Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
De acordo com a Prefeitura, essas doenças ocupacionais e os problemas que causam às pessoas foram debatidos na terça-feira (28), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
O encontro foi realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e reuniu profissionais de várias unidades da Prefeitura de Itabuna. O problema relativo às doenças ocupacionais são enfermidades ocupacionais que mais acometem os brasileiros, principalmente os ativos economicamente.
Acidentes e Trabalho
Ainda de acordo com a Prefeitura, o CEREST é o órgão fiscalizador das atividades laborativas, com abrangência em 21 municípios, o órgão presta assistência em consultório a trabalhadores que sofreram acidentes ou doenças ocupacionais.
As empresas precisam fiscalizar também os colaboradores quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“É da incumbência da empresa fiscalizar esse uso e garantir que o trabalhador estará sempre protegido. Trabalho deve ser motivo de saúde e não de doença” finalizou Marta Maria, a fisioterapeuta do CEREST.
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments