DestaquesGeral

Cerca de 4,5 milhões de crianças precisam de vaga em creche no Brasil

0
Foto: Prefeitura de Itabuna

Um dos grandes desafios (e obrigação) para quem é prefeito ou prefeita de uma cidade no Brasil é garantir creche para as crianças. Dados do Índice de Necessidade de Creche Estados e Capitais (INC), da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com a Quantis, mostram que 4,5 milhões de crianças de 0 a 3 anos estão sem ter esse direito.

Elas representam 45,9% do total de 9,9 milhões de nossas brasileirinhas nessa faixa etária. E vivem em famílias em situação de pobreza, monoparentais, em que o cuidador principal trabalha ou mesmo poderia trabalhar caso houvesse uma vaga na creche ou em famílias com crianças com deficiência.

A pesquisa revela as condições sociais e econômicas das famílias e das crianças. O INC é calculado em cada estado e em cada capital. “A nossa ideia é estimar essa população que poderia se beneficiar do acesso à creche, chamando a atenção que essa necessidade é diferente para cada um dos territórios”, explica a gerente de Políticas Públicas da FMCSV, Karina Fasson.

ESTADOS E CAPITAIS

Observando o problema por estado, o INC mostra que o Piauí tem a maior necessidade de creches, com 53,1% das crianças em alguma das situações consideradas no estudo como prioritárias para a garantia da vaga. Já Rondônia é o estado com a menor porcentagem de crianças nessas situações, 32,6%. Entre as capitais, Salvador é a com a maior porcentagem, 61,7%, e Porto Velho, a com a menor, 32,2%.

“A gente cria esse indicador para informar os territórios. Mostrar que o tamanho da população em situação de pobreza é esse, o tamanho da população de família monoparental é esse, e assim por diante. Com base nisso, é possível que os territórios possam planejar a expansão da creche, possam planejar também a utilização de critérios de priorização no caso de não haver vagas para todas as crianças e famílias no primeiro momento”, diz Karina Fasson.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Conecta Bahia prevê 1.500 pontos de internet gratuita em locais públicos

Previous article

Em Itabuna tem vagas de emprego do SineBahia

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *