Com exposição de livros e o 2° Encontro Pequenos Leitores, Grandes Autores, o Dia Nacional do Livro Infantil em Itabuna será realizado no dia 18 de abril, na Praça dos Eucaliptos, que fica no bairro Conceição. A iniciativa é uma realização conjunta do Centro Cultural Teosópolis (CCT), Academia de Letras de Itabuna (Alita) e editora Via Literarum. O evento acontece das 9h às 17h e marca a abertura das atividades especiais de 2024, promovido pelas duas entidades culturais.
Segundo a organização, a programação terá a participação das escolas com apresentação da produção cultural dos seus alunos em forma de coletânea ou individual. Também levarão alguém caracterizado em personagens de livros infantis, preferencialmente das obras de Monteiro Lobato. Participantes, professores ou alunos vão recitar poemas.
Além disso, o espaço terá barracas para exposição da produção cultural das escolas de Itabuna. Para o presidente da Alita, Wilson Caetano, o encontro é uma forma de estimular a leitura. “Entendemos que a leitura é o caminho para a percepção do mundo ao seu redor, quanto mais o indivíduo exerce esse hábito, mais integrado ele está ao seu meio cultural e mais apto para o exercício da cidadania”, afirmou.
Segundo a professora da UESC e historiadora Janete Macedo, que é Curadora do CCT, um dos objetivos do encontro é incentivar a leitura: “Objetivamos incentivar o gosto pela leitura, tornar o aluno protagonista das suas produções literárias, desenvolvendo as habilidades de comunicação, ampliando a concepção do mundo literário e aproximando os autores de livros infantis regionais do seu público”, disse.
As inscrições para as escolas estão abertas no Centro Cultural Teosópolis, na Praça dos Eucaliptos, bairro da Conceição, ou pelo e-mail centroculturalteosopolis@gmail.com. A Alita, o Centro Cultural Teosópolis e a Biblioteca Municipal Plínio de Almeida deram início às atividades de celebração da data no dia 2 de abril, com uma mesa redonda sobre o tema “O livro um Patrimônio Cultural “, em comemoração ao dia Internacional do livro.
com informações do CCT
Compartilhe no WhatsApp
Comments