DestaquesEconomiaMovimentos

Centrais realizam protestos contra os juros altos

0

Em todo o Brasil, as centrais sindicais realizaram, nesta terça (21), atos no Dia Nacional de Mobilização pela redução dos juros. As manifestações aconteceram nas sedes do Banco Central (BC) e visam pressionar o Comitê de Política Monetária a reduzir a Taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano.

Na capital baiana, o protesto aconteceu na sede do BC, localizada no Centro Administrativo, com a presença de representantes da CTB, CUT, Força Sindical, CSB e UGT. “O Brasil tem a maior taxa real de juros do planeta, o que atrasa o crescimento econômico e dificulta a retomada do emprego. A atual gestão do BC foi indicada por Bolsonaro e insiste em manter os privilégios de bancos e do mercado financeiro. Está na hora de virar esse jogo”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários e vereador do PCdoB, Augusto Vasconcelos.

Vice-presidente da CTB Bahia e dirigente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza destacou que essa taxa atual encarece todo investimento produtivo. “Segura o crescimento, provoca recessão econômica e gera desemprego. Só os banqueiros e os especuladores ganham”, afirmou.

O professor Reginaldo Alves disse que o País precisa de mais produção e menos especulação financeira. “Essa alta taxa não beneficia o crescimento econômico nem a soberania do Brasil. A luta pela redução dos juros não é só das centrais, mas de todo o povo brasileiro”, enfatizou.

Os manifestantes reforçaram que o Banco Central não é independente, pois serve aos interesses do mercado financeiro ao praticar o atual patamar de juros no País.

com informações da CTB Bahia

Compartilhe no WhatsApp

Davidson celebra ministra do Esporte na Bahia para conhecer projetos

Previous article

Wilmaci celebra aprovação de projeto para agentes de saúde

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *