Reconhecido mundialmente, o educador e filósofo pernambucano Paulo Freire completaria 100 anos neste domingo (19). Por sua importância para educação, será lembrado em diversos eventos no Brasil e em outros países.
Aqui, a programação celebra o legado de um dos pensadores mais importantes da história da pedagogia brasileira e mundial. O Método Paulo Freire notabilizou-se por sua proposta interdisciplinar, pelo desenvolvimento do pensamento crítico dos educandos, para que estes pudessem intervir em suas realidades, e pela sua crítica ao que chamou “modelo bancário de educação”.
Nesta semana, o nome de Paulo Freire foi destaque em premiações ao lado do também centenário dom Paulo Evaristo Arns. O cardeal e o educador estão no documentário “Dois Paulos na Pauliceia”. O filme, com lançamento neste sábado, trata do encontro desses dois grandes mestres na cidade de São Paulo. Dirigido por Carlos Pronzato e produzida por Paulo Pedrini, o documentário estará disponível a partir das 19h, no canal do Youtubedo diretor.
Ainda neste sábado, às 19h, a TVT (canal 44.1 na Grande São Paulo e emissoras educativas parceiras pelo Brasil) exibe o documentário inédito Encontrando Paulo Freire. O longa produzido pela TV PUC-SP foi iniciado com o próprio Freire, em 1995, e terá uma edição de 30 minutos apresentada por dois de seus realizadores, Dave Olive e Julio Wainer.
Paulo Freire será homenageado pela 53ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural, que ocorre no prédio da instituição, localizado na Avenida Paulista. Na exposição, que será gratuita e aberta para visitação, serão apresentadas mais de 140 peças do acervo pessoal do patrono da educação brasileira. A mostra ficará em cartaz até 5 de outubro.
RESUMO DA ÓPERA – Nesse momento de obscurantismo que vivemos no País, celebrar Paulo Freirei é celebrar o conhecimento crítico, que possibilita a construção de uma sociedade verdadeiramente livre e uma nação desenvolvida a partir do saber do seu povo. Viva Paulo Freire, orgulho do Brasil e dos brasileiros.
Com informações do Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments