Para orientar o uso de celular nas escolas brasileiras, o Conselho Nacional de Educação aprovou e divulgou, nesta quinta (20), um documento com orientações. As unidades têm autonomia para definir como será o armazenamento dos aparelhos, mas indica três opções: deixar que os alunos guardem o aparelho na mochila, em caixas sob supervisão do professor ou em armários.
“A escolha do modelo mais adequado dependerá das características específicas de cada escola, incluindo sua infraestrutura, cultura institucional e as necessidades dos estudantes. Cada abordagem apresenta benefícios e desafios, que devem ser considerados”, diz o texto do relator Israel Batista.
Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, a maioria das escolas têm optado por deixar os estudantes guardarem o aparelho na mochila. Fica sob a responsabilidade do estudante e elimina a necessidade de logística por parte da escola. Mas, tem a desvantagem de distrair os alunos. “De acordo com a Unesco, a simples proximidade com o aparelho celular pode desencadear episódios de distração. O acesso imediato ao equipamento pode também aumentar a ansiedade entre os estudantes e prejudicar o foco durante as atividades.”
Em relação à guarda em caixas com o professor, o Conselho destaca o maior controle por parte do docente, que pode garantir que os aparelhos sejam usados apenas quando autorizado para fins pedagógicos. Além disso, reduz o risco de extravio. “No entanto, a desvantagem principal é que o professor assume uma responsabilidade extra de gerenciar o armazenamento e a segurança dos dispositivos, o que pode sobrecarregar suas funções”, aponta o documento.
Quanto ao armazenamento na entrada da escola, a vantagem é o menor risco de acesso indevido durante o horário escolar. Além de reduzir a carga de responsabilidade do professor em sala de aula. Como desvantagem, tem os custos da instalação de armários ou caixas coletoras, e a necessidade de definir processos claros para evitar problemas logísticos, como atrasos na retirada dos aparelhos ao final do dia.
com informações do MEC
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