A RegiãoDestaques

Catadores de Itabuna e ACRRI celebram reconstrução da Central de Triagem

0

Na celebração do Dia Mundial da Reciclagem (17/05) em Itabuna, catadores e agentes ambientais comemoraram a criação da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI) e a reconstrução da Central de Triagem e Reciclagem, no Lomanto, que foi destruída por um incêndio.

Esse novo momento para 50 famílias foi possibilitado pela parceria entre a Prefeitura, a Defensoria Pública do Estado, Ministério Público do Trabalho e a CVR, através do projeto Recicla Itabuna, coordenado pelo secretário municipal de Governo Rosivaldo Pinheiro.

As famílias de catadores atuam na Central de Triagem reciclando materiais como vidro, papel, papelão, metais e plástico, gerando uma média mensal de R$ 1,5 mil para cada trabalhador. Para incentivar a reciclagem entre a população, foram instalados dez Ecopontos no centro e nos bairros da cidade, além de cedido um veículo pela Biosanear, que faz a coleta em empresas e condomínios residenciais.

Após o incêndio na Central de Triagem, a AACRRI vem trabalhando no processo de reconstrução do espaço que, para não paralisar as atividades, funcionou de forma improvisado no próprio galpão. Uma campanha de arrecadação de recursos, com apoio da TV Santa Cruz e sites regionais, além do show Canto da Reconstrução, possibilitaram a reforma total do telhado, das paredes danificadas e de parte da estrutura elétrica, além dos sanitários e sala de administração.

COMO AJUDAR

O governo estadual enviou maquinários de reciclagem, equipamentos de proteção individual e cestas básicas para as famílias de catadores. “O mais importante de tudo isso, é que a sociedade entendeu a importância de cuidar do meio ambiente, realizando a separação de resíduos. Além disso, nos tornamos visíveis com o nosso trabalho”, afirmou Daniele Pereira, tesoureira da AACRRI.

Segundo a presidente da Associação, Carissa Araújo, com a mobilização após o incêndio, a coleta de materiais recicláveis passou de 166 toneladas para 198 toneladas por mês. Ela destacou o apoio da assistente social da DPE-BA, Andréa Pires dos Reis.

Quem desejar colaborar com a AACRRI, pode fazer doação através do Pix aacrri.itabuna@gmail.com. Ou por transferências bancárias (agência 0001, conta: 47387377-6, do Banco PagSeguro). O CNPJ é 42.306.706/0001-26, em nome da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna.

com informações da Prefeitura

Compartilhe no WhatsApp

Governo Lula faz repasse adicional do FPM para cidades gaúchas

Previous article

Novo parque de energia eólica na Bahia tem investimento de R$ 1,8 bilhão

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *