Catadores e catadoras da Bahia celebram, nesta segunda (5), na Secretaria estadual do Planejamento (Seplan), a assinatura do convênio para alocação de recursos financeiros necessários à implementação do Ecorecicla Mais: Consórcio Ambiental de Resíduos Sólidos da Bahia. Fruto da parceria da Fundação Banco do Brasil com a Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Unisol), o projeto terá R$ 4 milhões em investimentos para aumentar a renda e melhorar as condições de trabalho desses profissionais.
A presidenta das Voluntárias Sociais da Bahia, Tatiana Velloso, destacou a importância do Ecorecicla. “Essas pessoas realizam um trabalho lindo e importantíssimo para o meio ambiente, integrando educação social, ambiental e dimensões de sustentabilidade. O projeto Ecorecicla Mais irá fortalecer não apenas a estrutura dos espaços de trabalho, mas, também, a atuação das catadoras e catadores e as condições de vida da categoria”, pontuou.
O programa garante melhoria da capacidade de gestão dos empreendimentos e da infraestrutura para o processamento e beneficiamento de resíduos sólidos. Além da melhoria da logística, a partir da implementação de técnicas de triagem e reciclagem. O projeto vai abranger ações com a participação de estudantes, professores da rede pública, jovens e catadores dos municípios de Alagoinhas, Camaçari, Cardeal da Silva, Entre Rios, Inhambupe, Salvador e Santo Amaro. Haverá a capacitação de mais de 240 catadores e a elaboração de Plano de Sustentabilidade e Comercialização.
COMPROMISSO
Segundo o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, a parceria reforça o compromisso da instituição com a categoria. “Desde o início da gestão, firmamos parcerias para fortalecer os empreendimentos solidários e garantir acesso aos direitos fundamentais desses trabalhadores”, afirma.
O Ecorecicla Mais visa melhorar as condições de trabalho da categoria da Bahia, aumentar a renda e ampliar a capacidade de gestão dos empreendimentos. Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, por meio da prestação de serviços ambientais realizados por esses trabalhadores, melhorando a qualidade de vida da comunidade. As ações fortalecem a Política Nacional de Resíduos Sólidos, reduzindo as desigualdades e promovendo cidadania.
com informações do governo estadual
Compartilhe no WhatsApp
Comments