A RegiãoDestaques

Casos de dengue na Bahia aumentam mais de 400%

0

As altas temperaturas e as chuvas características do verão baiano resultaram em um preocupante aumento nos casos de dengue no estado. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entre 31 de dezembro de 2023 e 27 de outubro de 2024, os registros de casos prováveis da doença cresceram 414,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em 2023, foram notificados 44.963 casos, enquanto, em 2024, o número saltou para 231.275. As cidades mais afetadas incluem Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, que oferecem testes rápidos para diagnóstico em suas unidades de saúde. Além da dengue, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, também é vetor de zika, chikungunya e febre amarela, ampliando os desafios para a saúde pública.

O infectologista Claudilson Bastos, consultor do Sabin Diagnóstico e Saúde, reforça a importância de ações simples para evitar a proliferação do mosquito. “É crucial eliminar recipientes que acumulam água parada, como vasos, pneus e garrafas, além de usar repelentes e roupas que protejam o corpo, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo”, explica.

Com informações da Sesab

Compartilhe no WhatsApp

Covid-19: leitos de UTIs de Itabuna permanecem lotados

Previous article

Itabuna brilha no concurso Melhor Pão Francês, Primus leva 1º lugar

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *