O número de casos de dengue diminuiu nos últimos dias em Itabuna, embora os focos de larvas ainda continuem preocupando as autoridades sanitárias do município. Os bairros São Caetano e Jardim Primavera são os que ainda apresentam maior número de casos, segundo a coordenação do Programa de Combate às Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde.
De acordo com a chefe do Programa, Lucimar Santos Ribeiro, a importância da população se manter vigilante e participativa em relação aos cuidados necessários é indispensável, como manter o ambiente sempre limpo para impedir a proliferação do mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus.
“É fundamental que os moradores dos bairros e áreas centrais da cidade façam sua parte para que as arboviroses sejam controladas na cidade”, apela a coordenadora, que destaca o esforço diário dos 170 agentes de combate às endemias no trabalho de combate ao Aedes aegypti e na prevenção de novos focos de larvas, além da orientação no sentido de ensinar como evitar novos focos.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as principais ações desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde estão o controle por meio de visitas domiciliares pelas equipes de endemias, o recolhimento de pneus usados em borracharias, oficinas e áreas públicas e a pulverização com bomba costal e uso de inseticida nos fins de tardes, principalmente nas em áreas onde há registro de casos das arboviroses .
Com informações da Prefeitura
Compartilhe no WhatsApp
Comments