DestaquesGeral

Casos de Covid no mundo crescem 71% e batem recorde: 9,5 milhões

0
Para o diretor-geral da OMS, há um tsunami de casos

A variante ômicron está levando o mundo a registrar um número inédito de contaminações pela Covid-19, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Os casos aumentaram em 71%, em apenas uma semana, atingindo o recorde de 9,5 milhões de contaminações. Nas Américas, o aumento em apenas sete dias foi de 100%, contra 68% na Europa.

Graças à vacinação, a agência identifica uma dissociação entre as taxas de transmissão e o número de mortes. Na semana até dia 2 de janeiro, o número de mortes foi de 41 mil, uma redução de 10% em comparação aos sete dias precedentes. Nas Américas, a redução de mortes foi de 18%, enquanto no Brasil a queda foi de 16%, para um total de 664 casos.

A OMS concedeu uma entrevista coletiva nesta quinta (6), em meio a índices recorde em países como França, EUA, Reino Unido, Itália, Portugal, Israel ou Turquia. Para a agência, os números vão continuar a subir nesta semana, já que, em apenas dois dias, 2,5 milhões de casos diários já foram registrados.

NÚMEROS PODEM SER MAIORES

O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que o que se conhece é apenas uma parcela da realidade, já que os números são subestimados. Também destacou o atraso ao lidar com o acúmulo de testes e autotestes não registrados.

“O tsunami de casos é tão grande que estão sobrecarregando hospitais, que estão sendo inundados”, disse. Segundo ele, além de o vírus matar, essa lotação de hospitais está levando a um aumento no número de óbitos por outras doenças, já que pacientes não conseguem ser tratados.

Com informações do UOL

Compartilhe no WhatsApp

UESC faz bonito com resultado expressivo de aprovações de bolsas do CNPq

Previous article

Bolsonaro mente sobre mortes de criança para criticar vacinação infantil

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *