Enquanto a variante Delta avança no Pais, o governo Bolsonaro reduz a verba para compra de vacinas. Até esta terça (31), o Brasil já confirmou 2.613 casos, um aumento de 86% no total de ocorrências em uma semana. Até terça passada, o total era de 1.045, segundo o Estadão.
Mesmo com a informação, o governo reservou para compras de vacina contra a Covid-19, em 2022, um valor 85% menor do que o previsto para 2021. O Orçamento apresentado ao Congresso prevê R$ 3,9 bilhões para aquisição de imunizantes, contra R$ 27,8 bilhões desse ano.
O valor é suficiente para o governo adquirir somente 140 milhões de doses da AstraZeneca, quantidade que não cobre o necessário para uma aplicação em toda a população adulta (o Brasil tem hoje cerca de 160 milhões de pessoas com 18 anos ou mais).
A justificativa para a diminuição do valor é que o cenário da pandemia ainda é incerto e que há possibilidade que parte das doses já adquiridas em 2021 sobrem e possam ser utilizadas no próximo ano. O Ministério da Saúde disse ainda que possíveis novos contratos com outros fornecedores, caso necessários, seriam fechados até dezembro para garantir entregas em 2022.
Com informações do Bahia Notícias
Compartilhe no WhatsApp
Comments