Um casal de mico-leão-da-cara-dourada, espécie ameaçada de extinção, foi transferido de Ilhéus para o Zoológico de São Paulo, onde receberá cuidados especializados para a conservação da espécie. O transporte, realizado gratuitamente pelo programa Avião Solidário da Latam em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab), ocorreu no último dia 28.
A fêmea jovem havia sido criada como animal de estimação e foi entregue voluntariamente à Polícia Ambiental. Após ser direcionada ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), foi encaminhada ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) da Bahia Mineração (Bamin). O macho, resgatado dias depois na mesma região, também foi levado ao Cetras.
Especialistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) concluíram que os animais não poderiam ser reintroduzidos na natureza, mas eram aptos para o manejo sob cuidados humanos, conforme previsto no Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas da Mata Atlântica. O Zoológico de São Paulo foi escolhido por sua estrutura adequada e equipe capacitada para garantir o bem-estar dos primatas.
O programa Avião Solidário da Latam já transportou gratuitamente mais de 868 toneladas de cargas, incluindo 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a covid-19, além de apoiar crises humanitárias, como a recente no Rio Grande do Sul.
Com informações do ICMBIO
Compartilhe no WhatsApp
Comments