A histórica casa onde Jorge Amado viveu até os 18 anos, em Ilhé, foi interditada pela Prefeitura nesta quarta-feira (8) devido a problemas estruturais. O imóvel, que abriga um rico acervo do renomado escritor baiano, passará por uma restauração emergencial, conforme anunciado pela Secretaria de Cultura.
De acordo com a secretária Anarleide Cruz Menezes, um comitê de obras está sendo formado com representantes da Prefeitura e outras secretarias municipais para acelerar a reforma. Contudo, ainda não há previsão para a conclusão dos trabalhos.
O acervo será exibido gratuitamente no Teatro Municipal durante o período de restauração, o acervo de Jorge Amado ficará em exposição no Teatro Municipal de Ilhéus, localizado próximo à residência em reforma. A mostra inclui livros, esculturas e móveis que pertenciam ao autor e à sua família. A visitação, que antes custava R$ 5, será gratuita enquanto as peças estiverem no teatro. O acesso ao acervo começa nesta quinta-feira (9), com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
“A casa está interditada por graves problemas de infiltração, afundamento de solo e infestação de animais. Porém, temos a esperança de que nosso acervo esteja a salvo-guardado, já que será exposto no Teatro Municipal. Estamos empenhados em criar um lastro para essa restauração, não só para Ilhéus, mas para toda a região”, destacou a secretária de Cultura.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments