DestaquesGeral

Cartórios lançam autorização eletrônica para doação de órgãos

0
imagem: Alesp

Brasileiros que querem doar órgãos já podem ir aos cartórios de todo o país para ter acesso a um documento eletrônico que permitirá a oficialização da vontade dos cidadãos. A iniciativa foi anunciada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Colégio Notarial do Brasil, por meio da campanha Um Só Coração: Seja Vida na Vida de Alguém.

As pessoas poderão autorizar a doação dos seguintes órgãos: coração, pulmão, rins, intestino, fígado, pâncreas, medula, pele e músculo esquelético. Para isso, poderão preencher a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) em qualquer um dos 8,3 mil cartórios de notas do país. A emissão é gratuita. As AEDOs ficarão disponíveis em um sistema eletrônico e poderão ser acessadas pelos profissionais de saúde para comprovar o desejo de quem faleceu.

Quem se interessar pela autorização eletrônica pode acessar o site da AEDO AQUI e preencher um formulário eletrônico, que será enviado ao cartório selecionado no momento do acesso. Depois, uma data será agendada pelo cartório para a realização de uma videoconferência, na qual o cidadão será identificado e deverá assinar o documento eletronicamente. Após a tramitação do pedido, o documento ficará armazenado no Sistema Nacional de Transplantes e poderá ser acessado no momento do óbito do doador.

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, as doações de órgãos possibilitaram 9.2 mil transplantes no país, em 2023. O número representa aumento de 13% em relação ao ano de 2022. “Tenho certeza de que nós vamos contribuir muito para que o número de doadores aumente. Muitas vidas são salvas com a nossa doação individual. Sou uma entusiasta da doação de órgãos, da doação de sangue. O Brasil é uma referência nesse sentido”, destacou.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Mais de 700 novos policiais civis reforçam segurança na Bahia

Previous article

Ilhéus vai ficar “verde de alegria”: Câmara aprova IPTU ambiental

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *