Maior e mais importante tradição afro-brasileira na Europa, a “Lavagem de la Madeleine” mostra a cultura brasileira nas ruas de Paris, na França. Neste domingo (15), cerca de 100 mil franceses, brasileiros e pessoas de diferentes nacionalidades vivenciaram culturas do Brasil pela música, dança e espiritualidade. O ponto alto do evento aconteceu na “Place de La République”, no Centro da cidade.
Quem comandou o desfile e cortejo foi o baiano Carlinhos Brown. “A Lavagem de la Madeleine é a prova de que podemos nos conectar com as pessoas através da energia musical. As ruas de Paris lotaram e a emoção tomou conta durante todo o percurso. Obrigado a Robertinho Chaves e a todos os envolvidos para que esta celebração fosse possível de forma tão orquestrada”, postou Brown em seu perfil no Instagram.
Idealizador do evento, o multiartista Roberto Chaves, o Robertinho, disse que a Lavagem é muito mais do que uma festa. “É uma resistência e uma mensagem de luta. É um evento que retrata um Brasil afrodescendente, um Brasil que está além do samba; traz o maracatu, a capoeira e diversas expressões culturais brasileiras. É um movimento de resistência, que reivindica a paz e a liberdade, contra a intolerância religiosa, o racismo e o preconceito. A Lavagem é uma afirmação: uma amostra do Brasil plural e de diversas facetas manifestando de forma pulsante e vibrante na capital francesa”, destacou.
GRANDES ARTISTAS
Inspirada na Lavagem do Bonfim de Salvador, a festa atrai artistas internacionais e brasileiros, como Caetano Veloso, Margareth Menezes e Daniela Mercury. O evento integra a programação oficial da Prefeitura de Paris e a Rota dos Escravizados da Unesco, um roteiro cultural em todo o mundo onde a história da escravidão teve um impacto, destacando e preservando a memória relacionada a esse período.
A Lavagem é uma realização da Brasil Onire e do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cateno Gestão de contas de pagamento S/A, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur).
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments