Há alguns anos, o 7 de setembro passou a celebrar a Independência do Brasil ao lado do Grito dos Excluídos e Excluídas, organizado pela igreja católica e os movimentos sociais. Em Itabuna, os manifestantes realizaram caminhada com o tema “Você tem fome e sede de quê?”, refletindo sobre o acesso à água, o fim da fome e a garantia da justiça social. Além de manterem o tema central “Vida em primeiro lugar”.
Quem gritou junto foi o Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região, reforçando a 29ª edição do movimento por um país mais justo e igualitário. A entidade levou para o Grito a Campanha Salarial 2023/2024 “A Força do Comércio Tá nos Comerciários”, exigindo emprego, valorização, carteira assinada e reajuste digno.
“Foi um momento de grande importância para nós, pois tivemos a oportunidade de unir nossas vozes aos diversos movimentos sociais presentes, reafirmando nosso compromisso com a justiça e a igualdade”, afirmou Amanda Santos, presidenta do Sindicato dos Comerciários.
A dirigente destacou a relevância do Grito para os comerciários e as comerciárias. “É inegável que muitos trabalhadores e trabalhadoras enfrentam a falta de carteira assinada, têm seus direitos desrespeitados, não contam com um plano de saúde e não têm acesso a um ticket alimentação. Quando não recebemos o devido valor pelo nosso trabalho, nos sentimos excluídos e excluídas”, ponderou.
No ano passado, os movimentos questionaram “Independência para quem?”, referindo-se aos 200 anos da Independência. Já este ano, sob o governo democrático de Lula, o lema é “Você tem fome e sede de quê?”, refletindo sobre o acesso à água, o fim da fome e a garantia da justiça social. Mas, o Grito manteve o lema geral: “Vida em Primeiro Lugar”.
com informações do Sindicato
Compartilhe no WhatsApp
Comments