Até o momento, a greve dos caminhoneiros não aconteceu. Segundo o Ministério da Infraestrutura, por volta das 7h, não havia nenhuma estrada bloqueada total ou parcialmente.
O presidente da Abrava (Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores), Wallace Landim, conhecido como Chorão, disse que as entidades de representação da categoria tentam derrubar as liminares contra bloqueios de rodovias. “Estamos trabalhando para derrubar as liminares no STF”, disse ele ao 6 Minutos, se referindo às 29 liminares na Justiça contemplando 20 Estados.
A AGU (Advocacia Geral da União) entrou com 36 ações judiciais para garantir a livre circulação de pessoas e cargas nos Estados. A liminar concedida em São Paulo determinou multa diária de R$ 10 mil para pessoa física e R$ 100 mil para pessoa jurídica que participar de bloqueios.
Os caminhoneiros se queixam do aumento do diesel, que já subiu mais de 34% nos últimos 12 meses, segundo o IPCA-15. A categoria pede o fim da política de preços da Petrobras, que reajusta o valor dos combustíveis de acordo com o custo do petróleo no mercado internacional e com o dólar.
Com informações do UOL
Compartilhe no WhatsApp
Comments