O Fantástico mostrou um estudo de pesquisadores brasileiros que atuam em universidades inglesas e na PUC do Rio, revelando como câmeras nas ações policiais ajudam a reduzir a violência. Fora instaladas 73 câmeras em coletes de policiais militares de Santa Catarina, e compararam, durante três meses, a ação deles com a dos policiais que não usavam câmeras.
Os resultados animaram a corporação. “As mudanças comportamentais que nós observamos de ambos os lados, foi da mudança de comportamento do policial, que acabou sendo com as palavras mais rebuscadas, mais escolhidas, quanto a sociedade, que também se portava de maneira diferente porque estava sendo gravada pelo policial militar”, conta o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Dionei Tonet.
Em São Paulo, policiais de 18 batalhões utilizam câmeras desde junho. O número de mortes decorrentes da atividade policial caiu 46% em todo o estado nos últimos quatro meses, na comparação com o mesmo período de 2020.
Além de reduzir a violência policial, o estudo internacional traz também outros resultados. Com os policiais que usaram câmeras, houve queda nos casos de desacato, no número de prisões e uso de algemas.
O programa fez um levantamento sobre a adoção dessa estratégia pelas polícias de todo o país. Além de São Paulo e Santa Catarina, Rondônia também usa as câmeras; 16 estados mais o Distrito Federal informaram que estudam adotar a ferramenta.
Com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments