A RegiãoDestaquesPolítica

Câmara de Itabuna vota projeto para facilitar parto humanizado

0

A Câmara de Vereadores de Itabuna está votando um projeto que garante parto humanizado para as itabunenses. As maternidades e casas de parto terão que permitir a presença de fisioterapeutas na assistência obstétrica, desde que solicitada e custeada pela parturiente.

Proposta original de Israel Cardoso (Agir), foi aprovada pelo Plenário nessa quarta (15), com emenda de Francisco Santos (PSD), possibilitando a inserção de doulas e/ou enfermeiros obstetras no parto (antes, durante e depois).

Na justificativa, Israel destacou que a atuação dos fisioterapeutas, por exemplo, pode trazer conforto e alívio da dor para as mulheres durante o parto. A contratação dos profissionais pela parturiente não se confunde, contudo, com a presença de acompanhante.

Pelo projeto, as maternidades ficam proibidas de imputar custo adicional à parturiente pelo exercício do direito previsto na matéria. A proposta terá que ser sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para se tornar lei. “A presença de fisioterapeutas, doulas e enfermeiros obstetras não representará custos para o município já que o pagamento dos profissionais caberia à própria parturiente. Estamos criando ferramentas que ajudam no parto mais humanizado e acolhedor”, frisou Israel.

Com informações da Câmara Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Comissão da Câmara aprova estabilidade para trabalhador com câncer

Previous article

Refinaria privatizada na Bahia não reduzirá preço da gasolina

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *