As Comissões de Legislação e Finanças da Câmara de Itabuna, numa força-tarefa, inseriram emendas ao projeto que institui repasse financeiro aos agentes comunitários. As alterações, concluídas na segunda-feira (20), asseguram que o benefício alcance não apenas os agentes de saúde, mas também os de combate a endemias.
De acordo com a Câmara, a relatora Wilma de Oliveira (PCdoB) contou com acréscimos assinados pelos edis Luiz Júnior da Saúde (DC) e Ronaldão (PL), que sinalizaram lacuna na proposta ora trazida pelo Executivo.
“É uma conquista; esse recurso, que alguns chamam de incentivo e outros de décimo quarto salário, foi uma luta dos agentes comunitários em Brasília. Quando chegou no município, a gente teve que negociar com o gestor. Não conseguimos na totalidade, mas o percentual conseguido já é uma conquista”, grifou Wilma.
A proposta
Conforme a proposta, serão repassados à categoria em torno de 50% de uma verba de dois salários mínimos (paga uma vez por ano).
“Esse recurso chegou em dezembro. Já era para a gente ter tido avanço nas negociações, porque houve certa resistência [do Executivo]. Mas fizemos com que entendesse essa necessidade. Foi uma conquista dos trabalhadores”, completou a vereadora.
Com informações da Câmara
Compartilhe no WhatsApp
Comments