DestaquesPolítica

Câmara confirma decisão do TSE e Deltan Dallagnol é cassado

0

Ex-procurador do Ministério Público, que criminalizou a política e deixou a Justiça para ser deputado federal, Deltan Dallagnol (Pode-PR) teve a cassação do mandato confirmada pela Mesa Diretora da Câmara Federal. Nesta terça (6), o colegiado ratificou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que entende que houve tentativa de Dallagnol de burlar a Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2022.

O TSE decidiu pela cassação do parlamentar no dia 16 de maio, por unanimidade, considerando irregular o pedido de Deltan de exoneração do cargo de procurador da República enquanto ainda era alvo de procedimentos para apurar infrações disciplinares no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Segundo a Lei da Ficha Limpa e a da Inelegibilidade, não é permitido candidatura de quem deixa o Judiciário ou o Ministério Público para escapar da pena. Pela Constituição, a Mesa Diretora da Casa Legislativa precisa declarar a perda do mandato do parlamentar quando é decidida pela Justiça Eleitoral.

O trâmite é regulamentado por um ato da Mesa da Câmara de 2009. É diferente, por exemplo, da perda de mandato por quebra de decoro ou por condenação criminal, que exigem aprovação da maioria absoluta do plenário da Casa.

A Mesa Diretora da Câmara é composta pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL); o primeiro e o segundo vice-presidentes, Marcos Pereira (Republicanos-SP) e Sóstenes Cavalcante (PL-RJ); e quatro secretários – Luciano Bivar (União-PE), Maria do Rosário (PT-RS), Júlio Cesar (PSD-PI) e Lucio Mosquini (MDB-RO). Há ainda quatro suplentes – Gilberto Nascimento (PSC-SP), Pompeo de Mattos (PDT-RS), Beto Pereira (PSDB-MS) e André Ferreira (PL-PE).

com informações do g1

Compartilhe no WhatsApp

Ministro destaca GT para regulamentar trabalho por aplicativos

Previous article

Prefeitura realiza melhorias em vários bairros de Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *