O Centro de Atenção à Mulher (CAM), administrado pela Prefeitura de Itabuna, recebeu da Faculdade AFYA Ciências Médicas um equipamento para a realização de exames de densitometria óssea. Instalado na unidade, que opera há cerca de 90 dias no antigo SESP, o equipamento representa mais um avanço na assistência integral às mulheres de Itabuna e municípios pactuados pelo SUS.
Segundo a Prefeitura, a densitometria óssea é um exame essencial para medir a quantidade de cálcio nos ossos e detectar precocemente condições como a osteoporose, doença que aumenta o risco de fraturas. Com o equipamento, o CAM passa a oferecer um recurso importante para a prevenção e tratamento de doenças ósseas, especialmente em mulheres, que estão mais suscetíveis à fragilidade óssea com o avanço da idade.
A equipe técnica está em processo de capacitação e organização para atender à nova demanda. Em breve, o CAM divulgará as orientações para encaminhamento e agendamento dos exames, que seguirão os critérios da rede pública e necessitarão de pedido médico. O prefeito Augusto Castro (PSD) e a Secretaria Municipal de Saúde destacam que a instalação do equipamento reforça o compromisso com a saúde e bem-estar das mulheres da região.
Com informações da Prefeitura de Itabuna
Compartilhe no WhatsApp
Comments