Começa, nessa quarta (1º), o prazo para o trabalhador nascido em dezembro que aderir ao saque-aniversário do FGTS retirar o dinheiro. A modalidade é opcional e deve ser informado à Caixa. O trabalhador pode retirar uma parte do saldo das suas contas do Fundo uma vez por ano.
Segundo o banco, até outubro desse ano, 16,1 milhões de trabalhadores optaram pela modalidade, com saques totais de R$23,1 bilhões. O prazo para aderir ao benefícios e ter acesso termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador. Por exemplo, quem nasceu em dezembro pode aderir à modalidade até 31 de dezembro.
O saque fica disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Quem nasceu em dezembro, por exemplo, pode sacar de hoje até 28 de fevereiro de 2022 (último dia útil do mês).
Quem escolher o saque-aniversário perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa. Vai receber somente os 40% referentes à multa rescisória.
Quem aderi e depois mudar de ideia terá que esperar 24 meses para a mudança fazer efeito. Para saber o saldo do FGTS, é preciso acessar o site da Caixa ou o aplicativo FGTS. No site da Caixa, o trabalhador precisa confirmar o número do seu NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF e clicar em “cadastrar senha”.
Com informações da Caixa
Compartilhe no WhatsApp
Comments