Nesse período de Carnaval as pessoas podem, também, brincar de doar sangue para salvador muitas vidas. É o que espera a Fundação Hemoba, que lançou uma campanha no Carnaval para manter os estoques abastecidos e garantir a assistência à população no período de folia. Para conferir o horário de atendimento no interior, acesse o site AQUI.
Com o slogan “Chame gente. A Hemoba precisa de todos”, a campanha tem peças de vídeo, com a participação do bloco carnavalesco Paroano Sai Milhó, spot para rádio, busdoor e cards para as redes sociais. Também serão distribuídos panfletos nas centrais de entrega de abadás, nos pedágios e na estrutura de saúde da Sesab que será montada no circuito do Carnaval. O objetivo é chamar a atenção dos voluntários para fazer a doação antes de ir para as ruas.
Segundo o Ministério da Saúde, há uma diminuição de 20% a 30% de voluntários para a doação. Além disso, ocorreum aumento no número de acidentes e, consequentemente, cresce a demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. “Infelizmente, no período de Carnaval, acentua a baixa do estoque de sangue nos hemocentros. Para manter os estoques em níveis seguros convidamos os doadores à prática de um gesto de amor ao próximo. Antes brincar o Carnaval ou viajar, nos ajude a salvar vidas”, declara Luiz Catto, diretor geral da Hemoba.
MAIS SOLIDARIEDADE
O país conta com 1,8% de doadores e, de acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. A maioria das doações ocorre de forma espontânea, sendo necessário que haja cada vez mais doadores compromissados e solidários.
Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Precisa apresentar um documento original com foto; estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado; ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação; não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
com informações da Hemoba
Compartilhe no WhatsApp
Comments