Na primeira ação voltada para a deportação de imigrantes irregulares sob a gestão Trump, os Estados Unidos detiveram 538 pessoas, segundo um relatório divulgado pela Casa Branca na quinta-feira (23). De acordo com a nova porta-voz Karoline Leavitt, o governo também já deportou “centenas” de indivíduos, utilizando aeronaves militares.
Apesar do anúncio, Leavitt não detalhou os destinos ou países de origem dos deportados, mencionando que o processo frequentemente exige acordos bilaterais ou negociações diplomáticas prévias.
No Brasil, a Polícia Federal confirmou que um voo com cidadãos brasileiros deportados dos EUA está programado para chegar a Belo Horizonte na noite desta sexta-feira (24). Trata-se do primeiro voo dessa natureza para o Brasil durante a gestão de Donald Trump.
As operações refletem uma intensificação da política migratória do governo norte-americano, que tem endurecido as medidas contra imigrantes em situação irregular. A chegada do voo em Belo Horizonte deverá ser acompanhada por autoridades brasileiras, mas ainda não foram fornecidos mais detalhes sobre o número de deportados ou o procedimento a ser seguido ao desembarque.
com informações do G1
Compartilhe no WhatsApp
Comments