O jogador brasileiro Vinicius Junior foi, novamente, vitima de atos racistas no futebol espanhol. No jogo deste domingo (21), entre Valencia e Real Madrid, o atleta foi xingado e, em reação dura, cogitou deixar o país europeu.
As repercussões foram imediatas, inclusive do presidente Lula (PT), que está no Japão, onde ocorreu a reunião do G7. O chefe de Estado brasileiro determinou que o governo notifique as autoridades públicas da Espanha, exigindo explicações e providências. A tarefa foi passada ao Ministério da Igualdade Racial, comandando pela ministra Anielle Franco.
“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vinicius Junior. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, diz o comunicado do Ministério da Igualdade Racial.
Nas redes sociais, Anielle Franco protestou contra o descaso dos organizadores da competição, a La Liga, e a falta de medidas para coibir ações do tipo contra o cidadão brasileiro. O jogador já foi atacado outras vezes, sem que qualquer providência dura e efetiva tenha sido tomada. “Inaceitável! O peito chega apertar de tanta indignação! Até quando teremos que lidar com isso!? Chega de racismo!!!!!!!!!”, postou.
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments