Uma situação em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, chamou atenção pelo aumento expressivo de casos de Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os casos confirmados passaram de 14 (dezembro de 2024) para 334 (janeiro). A Prefeitura decidiu retomar o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados.
Isso levantou a discussão sobre o risco de um novo pico da doença no Brasil. Apesar do cenário local, especialistas e autoridades de saúde não identificam, no momento, risco em escala nacional. O clínico geral Nelson Assis afirmou que os indicadores não apontam para uma nova onda.
“Neste ano, o Brasil teve um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 13 estados e o Distrito Federal em nível de alerta ou alto risco, no entanto, a letalidade da Covid-19 está baixa. Tivemos mais de 179,6 mil casos registrados neste ano e pouco mais de 1,3 mil mortes”, disse.
Segundo Assis, para haver uma nova pandemia ou uma onda de casos, seria necessário o surgimento de uma variante com maior capacidade de transmissão ou escape imunológico. “Não há qualquer indício que isso esteja ocorrendo em qualquer lugar do mundo. É fundamental que, apesar de não estarmos perto de um novo risco pandêmico por causa da Covid-19, manter campanhas de vacinação e cuidados. As cidades devem apostar na prevenção”, afirmou.
com informações do iG
Compartilhe no WhatsApp
Comments