DestaquesEconomia

Brasil tem 12 milhões de famílias endividadas, o maior nível em 11 anos

0

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), revela um dado preocupante: cerca de 12 milhões de famílias brasileiras estão atualmente endividadas. Isso representa o maior nível de endividamento já registrado pela entidade, que analisa os dados há 11 anos.

Em outubro, 74,6% dos grupos familiares no país possuíam dívidas a vencer nos próximos meses, seja por cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja e/ou crédito consignado. Em comparação com setembro, a alta foi de 0,6%. Entre as famílias endividadas, 25,6% disseram que já possuem contas em atraso, enquanto 10,1% afirmam que não terão condições de pagar as suas dívidas futuras.

Pelo estudo, o cartão de crédito é o maior vilão entre os inadimplentes, significando quase 85% de todas as dívidas dos brasileiros. Em segundo lugar, aparecem os carnês. O tempo médio para a quitação das dívidas atrasadas é de, em média, 60 dias.

SEM DISCRIMINAÇÃO

O recorde no número de dívidas atinge todas as famílias brasileiras, independente da condição social. Tendo alta desde abril, a taxa de endividamento dos grupos familiares com renda de até dez salários-mínimos saltou para 75,9% em outubro, frente ao 75,3% do mês anterior. No mesmo mês de 2020, 68% das famílias nessa faixa de renda estavam endividadas.

Para as famílias com renda acima de dez salários-mínimos, a proporção de endividados também alcançou o maior patamar, com incremento de 69,5% em outubro, ante 59,4% em outubro de 2020. Para esse grupo, o endividamento vem apontando níveis recordes mensais desde fevereiro deste ano.

Mas, os pesquisadores apontam uma desaceleração no ritmo do endividamento para os próximos meses. A alta de juros deve “arrefecer a dinâmica de dívidas”, uma vez que os créditos seguem encarecendo no Brasil ao longo dos meses. Atualmente, a taxa básica de juros está em 7,75% ao ano. A Selic já registra cinco altas consecutivas.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Sem choques, CPI da Coelba deve ser instalada na Assembleia

Previous article

PL proíbe discriminação de doadores de sangue por orientação sexual

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *