DestaquesEconomia

Brasil sobe 20 posições em desempenho industrial; BNDES destaca investimentos

0
Governo do Espírito Santo / Divulgação

Mesmo com os juros altos do Banco Central, a indústria brasileira deu um salto em dois anos. Em 2024, o Brasil recuperou a posição de 25º no ranking mundial da indústria da transformação, produzido pela agência da ONU para promoção do desenvolvimento industrial. É o melhor lugar atingido desde 2019. Em 2023, o Brasil figurava na 45ª posição do ranking.

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, comemorou a evolução destacando que o banco público é ator fundamental nesse sucesso. “Em dois anos, no BNDES, já aprovamos mais de R$ 196 bilhões em 145,5 mil operações em crédito na NIB [Nova Indústria Brasil], mais de 70% do total previsto para o programa até o fim do governo”, disse em nota.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES. Foto: BNDES

Mercadante enfatizou que o avanço da indústria brasileira é resultado do esforço do governo Lula em neoindustrializar o país a partir de políticas públicas articuladas e inovadoras, especialmente a Nova Indústria Brasil (NIB). “Em 2024, as aprovações de crédito do BNDES para a indústria superaram as aprovações para o agronegócio, fato que não acontecia desde 2017 e que indica a melhoria na qualidade do crédito disponibilizado pelo BNDES”, afirmou.

De acordo com o presidente do banco, as aprovações de crédito do Banco para micro, pequenas e médias empresas, incluindo a indústria, bateram recorde no ano passado. “Tivemos ainda aprovações recorde para a indústria de fármacos, o maior valor de aprovações de crédito para o setor automotivo desde 2017, o maior volume de aprovações de crédito para exportações desde 2014 e o segundo maior volume de crédito aprovado para biocombustíveis da história do BNDES”, destacou.

com informações do Jornal GGN

Compartilhe no WhatsApp

Pesquisa: 76% dos brasileiros apoiam taxação maior para mais ricos

Previous article

Deputado Isidório avisa Donald Trump: “Sou o doido da Bahia”; vídeo

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *