Com apoio do governo Lula e o slogan “Uma Escolha Natural”, o Brasil foi escolhido pela Fifa para sediar da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027, batendo o trio europeu Alemanha, Bélgica e Holanda. O anúncio na madrugada desta sexta (17), no Congresso da federação em Bangkok, na Tailândia. A Arena Fonte Nova, em Salvador, é um dos dez estádios que receberam os jogos (veja a lista abaixo).
Será a primeira vez que a competição feminina será disputada na América do Sul. “Vivemos hoje um dia histórico em Bangkok. Essa é uma vitória do futebol feminino mundial. Garanto a todos vocês que o Brasil fará a melhor Copa do Mundo Feminina da história”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Na votação, o Brasil venceu por 119 votos a 78 para Bélgica, Alemanha e Holanda. Durante o congresso da Fifa, as comitivas tiveram 15 minutos para fazer a apresentação. O Brasil apostou na defesa da sustentabilidade, desenvolvimento esportivo, liderança feminina no futebol e direito das mulheres.
O apoio do governo federal foi total, criando um grupo de trabalho em outubro de 2023 para ajudar na análise dos requisitos da candidatura. Em fevereiro deste ano, especialistas de várias áreas visitaram o Brasil para uma análise técnica da candidatura. O país recebeu nota 4 (escala que vai até 5), enquanto o trio europeu recebeu nota 3,7.
Veja os estádios que o Brasil propôs para a Copa de 2027:
Arena Fonte Nova (Salvador)
Maracanã (Rio de Janeiro)
Neo Química Arena (São Paulo)
Mineirão (Belo Horizonte)
Mané Garrincha (Brasília)
Arena Pantanal (Cuiabá)
Arena Castelão (Fortaleza)
Arena da Amazônia (Manaus)
Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)
Arena de Pernambuco (Região de Recife)
com informações do g1
Compartilhe no WhatsApp
Comments