O Brasil já recebeu, no sábado (20), a primeira remessa da vacina contra a dengue, que será disponibilizada pelo SUS. O lote contem 720 mil doses, que fazem parte de um total de 1,32 milhão de doses do imunizante chamado Qdenga, fornecidas sem custos pela farmacêutica Takeda.
Segundo o Ministério da Saúde, mesmo sem data para o início da vacinação, as primeiras vacinas serão reservadas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Isso porquê é a faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações pela doença, seguida de idosos, que ainda não tiveram a vacina liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Ainda de acordo com o ministério, a segunda remessa, com 570 mil doses, chegará em fevereiro. O Brasil comprou a quantidade total disponível pelo fabricante para 2024, que é de 5,2 milhões de doses, que deverão chegar até novembro.
Nos próximos dias, a pasta informará a lista dos municípios e a estratégia de vacinação. O imunizante requer duas doses, com intervalo mínimo de três meses, e o país é o primeiro do mundo a oferecer a vacina contra dengue no sistema público universal.
com informações do iG e Brasil de Fato
Compartilhe no WhatsApp
Comments