A situação atual do Brasil e a campanha do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contribuíram para o País tem mais 2 milhões de jovens eleitores. A corte afirmou que, até esta quarta (4), foram registrados 2.042.817 milhões de novos eleitores entre 16 e 17 anos, no período entre janeiro e abril de 2022. Isso representa um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período em 2018 e de 57,4 % em relação a 2014.
Como comparação, em 2018 o TSE registrou, nesse período, 1.387.765 milhão de novos eleitores jovens. Em 2014, este número foi de 1.297.130 milhão. ” A juventude brasileira foi convocada a participar das eleições em outubro e a resposta foi impressionante. Bom lembrar que a Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado. O que vimos foi a sociedade brasileira mobilizada pela democracia, dos 8 aos 80 ninguém disse não”, disse o presidente do TSE Edson Fachin.
Ele acrescentou: “Vimos, como há muito não se via, um país unido pelo bem e fortalecimento da democracia. Por isso, agradeço a cada um, influenciador ou não, famoso ou não, brasileiro ou não, jovem ou não, que criou conteúdos nas redes sociais para chamar a atenção de todos para a regularização do título. Houve também aqueles que foram além do virtual e disponibilizaram conhecimento, tempo, computadores e acesso à internet para viabilizar o atendimento remoto de tantos que precisam de ajuda”.
CAMPANHA E ARTISTAS
A campanha pelo alistamento de jovens e regularização dos títulos surtiu efeito e até fez com que o sistema registrasse um recorde de cadastros. O TSE informou que nos últimos 31 dias atendeu 8.553.519 milhões de pedidos de atendimento envolvendo a situação eleitoral.
Houve campanha também nas redes sociais liderada por artistas brasileiros e internacionais. Nos últimos dias, a cantora Anitta e o ator norte-americano Leonardo Di Caprio usaram seus perfis para incentivar os brasileiros a tirarem o título de eleitor. No dia 11 de julho, o TSE divulgará o número oficial de eleitores considerados aptos a votar nas eleições de 2022.
com informações de O Globo
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