Nesta quarta (13), aconteceu o Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar. O estudante Gabriel Mota, 11 anos e cursando o 6º ano na rede pública do Distrito Federal, foi imunizado durante ação promovida pelo Ministério da Saúde. “É bem importante vacinar contra o HPV para evitar doenças futuramente. O recado que eu dou é para os meus colegas se vacinarem porque é bem importante essa vacina. Já tive gripe, fiquei com alguma coisa na barriga que doeu muito. Agora, estou bem tranquilo, graças a Deus. Mas o importante é vacinar”, disse.
Promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação, o Movimento Nacional pela Vacinação na Comunidade Escolar tem o objetivo de atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos com imunizantes ofertados na multivacinação infantil. Doses contra poliomielite, febre amarela, meningite e HPV, além da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), são destaques para a faixa etária.
Segundo o Ministério da Saúde, em 2023 quase 4 mil municípios brasileiros adotaram a estratégia. Ao longo de todo o ano passado, foram aplicadas, por exemplo, mais de 6,1 milhões de doses da vacina contra o HPV, o maior número desde 2018 e um aumento de 42% em relação a 2022.
O Programa Saúde na Escola foi criado no primeiro governo do presidente Lula, em 2007, com a proposta de melhorar a saúde dos alunos, reduzir a evasão escolar e a intermitência de frequência por problemas de saúde, além de reforçar os compromissos e pactos estabelecidos pela saúde e pela educação no Brasil.
com informações do Ministério da Saúde
Compartilhe no WhatsApp
Comments