Uma pesquisa da NordVPN mostra que o Brasil é o segundo país no mundo com o roubo de cartões de pagamento. Mais de 600 mil cartões foram comprometidos no mundo e destes, 39 mil foram em solo brasileiro. Ficamos atrás apenas dos Estados Unidos no ranking, que teve 73 mil cartões com informações roubadas. Em terceiro lugar está a Índia, com 35.285 cartões hackeados, seguida do México, com 26.680, e a Argentina, com 25.283.
Segundo o estudo, as informações dos cartões roubados são vendidas na dark web, uma parte oculta da internet não indexada por mecanismos de pesquisa comuns, acessada por meio de navegadores especializados. O roubo de dados começa com a instalação de um malware [software malicioso], criado para explorar vulnerabilidades em redes e dispositivos.
A instalação do malware se dá de várias formas: e-mails de phishing, em que golpistas enviam a mensagem com o intuito de enganar a vítima para conseguir informações confidenciais, downloads de softwares infectados e acesso a sites maliciosos. Quando é instalado no dispositivo, o malware passa a ter acesso a informações sensíveis. O malware envia esses dados coletados diretamente aos servidores de hackers, que podem vender as informações na dark web ou usá-los em operações fraudulentas, como fazer compras ou solicitar empréstimos no nome da vítima.
COMO IDENTIFICAR
Alguns sinais de que o dispositivo pode estar infectado são:
>> Funciona mais lentamente do que o normal;
>> Trava com frequência;
>> Dados móveis de acesso à internet acabam mais rápido;
>> Vários pop-ups começam a aparecer;
>> Você começa a perceber mensagens que você não enviou nas conversas;
>> Aparecem aplicativos e arquivos que você não baixou;
>> A página inicial do navegador muda repentinamente;
>> Você está sendo redirecionado com frequência nos sites;
>> Há dificuldade em acessar arquivos;
>> O sistema de segurança está desativado.
O QUE FAZER AO PERCEBER QUE DADOS FORAM ROUBADOS?
>> Informar ao seu banco e bloquear o cartão que ficou exposto a criminosos.;
>> Remover o malware imediatamente. Para isso, geralmente, é preciso deletar o app que contém o malware, desconectar o dispositivo da internet e, caso necessário, realizar uma redefinição dos padrões de fábrica.
COMO SE PROTEGER CONTRA MALWARES?
>> Identificar phishing (e-mails com ofertas tentadoras demais, com erros de português no endereço, no url ou no texto do e-mail, destinatários duvidosos);
>> Usar senhas fortes;
>> Usar autenticação multifator;
>> Evitar downloads suspeitos;
>> Atualizar aplicativos;
>> Usar anti-malware.
com informações do iG
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