DestaquesGeral

Brasil desperdiça mais de 1 salário mínimo de comida por ano, diz estudo

0

Um estudo conduzido pela Opinion Box, a pedido da Hellmann’s, revelou que, em média, uma família brasileira com três membros joga fora R$ 1.630 em alimentos anualmente. O valor supera o salário mínimo atual de R$ 1.320,00. A pesquisa entrevistou 867 indivíduos maiores de 18 anos de diversas classes sociais e regiões do país durante o mês de julho.

Os hábitos dos consumidores estão entre as principais razões para essas perdas. Quase metade dos entrevistados admitiu deixar ingredientes e sobras em bom estado envelhecerem na geladeira até estragarem. Além disso, 8 em cada 10 brasileiros afirmaram ter jogado alimentos no lixo em julho deste ano.

Segundo o estudo, os produtos mais frequentemente desperdiçados incluem arroz, legumes e saladas, destacados por um terço dos entrevistados. Veja a classificação das maiores perdas: arroz – 34,8%; Legumes – 33,6%; Saladas – 32,3%; Pães – 25,5%; Feijão – 25,4%; Lácteos – 21%; Molhos e condimentos – 17,1%; Refrigerante – 9,7%; Proteínas – 8,3%.

RICOS DESPERDIÇAM MAIS

A pesquisa revelou que as pessoas estão mais propensas a desperdiçar comida nas segundas-feiras, o dia em que há mais sobras de alimentos na geladeira. Depois vem o domingo e a sexta-feira. As classes mais ricas (A e B) são as que desperdiçam mais: 89% dos entrevistados admitem ter descartado alimentos no mês anterior. Cerca de 80% dos brasileiros pertencentes à classe C relataram perda de comida no último mês. E nas classes menos privilegiadas (D e E), 78% revelaram ter desperdiçado alimentos durante esse período.

Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), o total de brasileiros com fome ultrapassou 33 milhões em 2022 e cresceu em 14 milhões o número de pessoas sem o que comer todos os dias. Com isso, o país retomou o patamar da década de 1990, retrocedendo 30 anos.

Um relatório de agências especializadas da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgado em julho, mostrou que a insegurança alimentar atingiu 70,3 milhões de brasileiros entre 2020 e 2022, representando um terço da população local.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Rodovia em Itabuna está nos projetos de transporte do PAC na Bahia

Previous article

Governo entrega 522 computadores chromebooks para escolas em Ilhéus

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *