DestaquesEconomia

Brasil bate recorde na abertura de pequenos negócios

0
Elza Fiúza / Agência Brasil

Dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostram que o Brasil bateu recorde na abertura de pequenos negócios nos três primeiros meses do ano. Foram mais de 1,4 milhão de registros, com Microempreendedores Individuais (MEIs) chegando a 78% dos novos CNPJs.

Houve um aumento de 35% no número de MEIs em comparação com igual período de 2024, além de um crescimento de 28% nas micro e pequenas empresas. Segundo o Sebrae, a expansão do empreendedorismo formalizado vem acompanhada de medidas governamentais voltadas à simplificação, incentivo, inovação e ampliação do acesso ao crédito para pequenos negócios.

No mês março, o setor de serviços obteve o melhor desempenho, com 63,7% do total de pequenos negócios abertos, seguido por comércio e indústria da transformação. Observando as regiões, Sudeste, Sul e Nordeste lideraram a abertura acumulada de pequenos negócios. Os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro ficaram nas primeiras posições.

O estudo revela ainda que o país tem 47 milhões de pessoas à frente de algum negócio, formal ou informal. Houve um aumento na Taxa de Empreendedores Estabelecidos, aqueles com mais de 3 anos de operação, que saltou de 8,7%, em 2020, para 13,2% no ano passado.

com informações do Sebrae

Compartilhe no WhatsApp

Pai que não reconhece filho será obrigado a registrar ou fazer DNA

Previous article

Isso é que é lição política: alunos do Adventista visitam Câmara de Itabuna

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *