DestaquesGeral

Borra de café pode ajudar a prevenir Parkinson e Alzheimer

0
Foto: Mexido de Ideias

Pessoas que sofrem com as doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, a doença de Parkinson e a doença de Huntington, ganham uma importante notícia: um estudo da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriu que o café pode proteger células cerebrais dos danos causados por essas enfermidades. Isso porquê os pontos quânticos de carbono (CACQDs), que podem ser derivados de borra de café usada, têm o potencial de proteção.

A borra de café usada é um material descartado diariamente de residências e empresas em todo o mundo. E pode ajudar milhões de pessoas no mundo, eliminando o custo dos cuidados com as pessoas que vivem com essas doenças, que chega a centenas de bilhões de dólares todos os anos.

Quem descobriu o alto potencial na substância base de ácido cafêico foi a equipe liderada por Jyotish Kumar, estudante de doutorado no Departamento de Química e Bioquímica, e supervisionada por Mahesh Narayan, professor no mesmo departamento e membro da Royal Society of Chemistry,

A pesquisa, publicada na revista ‘Environmental Research’, revela que a alta concentração de pontos quânticos de CACQDs nas borras de café podem remover os radicais livres, elemento importante para o desencadeamento de doenças neurodegenerativas e câncer. A publicação também explica que se a condição for causada por comorbidades como obesidade, idade e exposição, o ácido cafeico pode penetrar a barreira hematoencefálica e exercer seus efeitos diretamente sobre as células do cérebro.

PRÓXIMO PASSO

De acordo com os pesquisadores, essa descoberta pode resultar em tratamentos mais acessíveis contra o câncer e doenças neurodegenerativas. “Nenhum dos tratamentos atuais resolve as doenças, eles apenas ajudam a controlar os sintomas. Nosso objetivo é encontrar uma cura abordando as bases atômicas e moleculares que impulsionam essas condições”, afirma Jyotish Kumar.

A descoberta dos cientistas resulta em mais uma alternativa de reaproveitamento do resíduo, que tem várias utilidades. O processo, considerado econômico e sustentável, tem como próximo passo o desenvolvimento de tratamentos baseado em CACQDs, com objetivo de prevenir e tratar as doenças.

com informações da CNN Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Ações para a saúde do homem no Novembro Azul da Sesab

Previous article

Bancos devolveram quase R$ 8 bilhões ao INSS em benefícios não sacados

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *