Isso é que é um São João bom demais. Teve muita festa na capital e no interior, e ainda garantiu o aquecimento da economia baiana. O balanço foi feito pelo secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello. Segundo o gestor, além de fortalecer uma das maiores manifestações da cultura popular, os investimentos do governo ajudaram a gerar R$ 1,5 bilhão em receitas para a Bahia e auxiliaram no combate à fome e ao desemprego no estado.
No Parque de Exposições, em Salvador, a média de público foi de 100 mil pessoas nos quatro dias de festa. Em Paripe, no Pelourinho e em mais de 300 municípios do estado, baianos e visitantes também tiveram atrações.
Os números do São João 2023 refletem o aquecimento do comércio e do setor de serviços durante o período festivo. A Bahia teve um fluxo de 1,5 milhão de turistas. Em segmentos como o de locadoras de veículos e de pousadas, por exemplo, a alta demanda ficou evidente, com 100% da frota e vagas esgotadas.
VOOS, ÔNIBUS E AÇÕES
André Curvello destacou a alta de 8% na oferta de voos no aeroporto de Salvador, quando comparado ao ano anterior. Já no aeroporto de Vitória da Conquista, o aumento, segundo o secretário, foi ainda mais significativo: 65% de crescimento na movimentação de passageiros em junho, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A rodoviária de Salvador, por sua vez, ofereceu mais de 400 horários extras para atender aos viajantes durante o período junino.
O secretário disse que as ações do governo para auxiliar os municípios não foram isoladas. “Elas fazem parte das ações contínuas para melhorar a qualidade de vida dos baianos. Um exemplo é a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo do Estado, para identificar o perfil dos visitantes durante os festejos do São João. Os números vão acabar servindo para auxiliar o governo a compreender com mais detalhes o impacto do turismo durante o São João e ajudar na elaboração de estratégias para melhorar a experiência dos visitantes”, afirmou.
com informações do Metro1
Compartilhe no WhatsApp
Comments