DestaquesPolítica

Bolsonaro pode ser denunciado por incitação a atos antidemocráticos

0

Há elementos suficientes para denunciar Jair Bolsonaro (PL) por incitação a atos antidemocráticos. É o que afirma o grupo estratégico da PGR (Procuradoria-Geral da República), criado após a depredação das sedes dos três Poderes em Brasília. O pedido para incluir o ex-presidente no inquérito foi feito a partir da representação de 80 procuradores.

Na dia 13, a PGR pediu e o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou incluir o ex-capitão no inquérito que apura a instigação e autoria intelectual dos ataques golpistas por ter publicado um vídeo em sua conta no Facebook questionando sem provas a validade das eleições.

A mensagem foi apagada depois. Mas, o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico, que assina a representação, pediu que seja determinado à Meta (dona do Facebook) a preservação do vídeo apagado e os metadados referentes à postagem, como data e IP, para “melhor auferir sua autoria”. Também quer saber informações a respeito do alcance do vídeo, como o número de compartilhamentos e comentários.

Para dar seguimento a um possível pedido de inciamento de Bolsonaro, os investigadores aguardam informações solicitadas ao ministro Alexandre de Moraes, sobre a publicação para avaliar o alcance e as circunstâncias da postagem.

Caso a denúncia se confirme e o STF aceite, será a primeira vez que Bolsonaro será considerado réu em um processo criminal por ameaça às instituições enquanto presidente.

com informações do Bahia Notícias

Compartilhe no WhatsApp

Carnaval de Ivete celebrará futuro sem retrocessos

Previous article

Acordo entre Prefeitura e feirantes de Itabuna acelera mudança de barracas

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *