A má repercussão na sociedade e muita articulação nos bastidores impôs uma derrota aos bolsonaristas. O PL 2.858/2022, que anistia golpistas que depredaram Brasília em 8 de janeiro de 2023, foi retirado da pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, nesta quarta (11). O projeto vem sendo negociado por Jair Bolsonaro (PL) como moeda de troca para sucessão no Congresso Nacional. Em todo ato que tem participado, ele defende a anistia.
O anúncio foi feito pela presidenta da comissão, deputada Carol de Toni (PL-SC), logo na abertura da sessão extraordinária. “Declaro prejudicada a inversão de pauta em razão de um acordo no qual foram retirados também os requerimentos extra-pauta”, declarou, gerando frustração e revolta entre os bolsonaristas.
Com a derrota, deputados aliados de Jair Bolsonaro abriram sessão extraordinária para esta quarta-feira, mas o Centrão foi convencido de que era necessário suspender a tramitação da matéria, por estar sendo usada como barganha na sucessão de Arthur Lira (PP-AL).
com informações da Revista Fórum
Compartilhe no WhatsApp
Comments