DestaquesPolítica

Bolsonaro bloqueia orçamento secreto após PT apoiar Lira; TEM RESUMO

0
Bolsonaro e Lira: traição e vingança

O presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou suspender, nesta quarta (30), o pagamento do orçamento secreto. Isso porque o PT declarou apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) como presidente da Câmara dos Deputados.

Usado pelo presidente e seus aliados para ganhar votos, o orçamento secreto (emenda do relator) é o repasse de verbas públicas para projetos definidos por parlamentares, mas sem transparência dos dados.

Segundo o jornal “O Estado de S. Paulo”, a ordem do Palácio do Planalto é não repassar mais nada neste ano. Bolsonaro teria justificado com o argumento de que “faltam recursos para outras áreas com os sucessivos bloqueios que o governo precisou fazer para cumprir o teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas à infância.”

Com isso, dos R$ 16,5 bilhões, cerca de R$ 7,8 bilhões estão bloqueados pelo governo. Líderes do Congresso teriam ficado surpresos, segundo o jornal, pelas medidas assinadas por Bolsonaro nesta quarta-feira.

RESUMO DA ÓPERA – Bolsonaro mostra que poderia ter feito isso a qualquer momento, mas não fez por querer apoio no Congresso com uma prática tão criticada.  Sua atitude só mostra o quanto é ressentido e vingativo. Foi assim durante todo o governo, limando e retaliando todos  os aliados que lhe contrariaram. São marcas que se somam a outras: incompetência,  incapacidade de gestão e falta de liderança política.

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Reitor da Uesc se reúne com governador eleito, Jerônimo Rodrigues

Previous article

ICMS Educacional dos municípios vai reforçar qualidade do ensino

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *