DestaquesEconomia

Boletos poderão ser pagos por Pix a partir de fevereiro de 2025

0
Foto: Olhar Digital

Uma decisão do Banco Central (BC), nesta quinta (12), permitirá que os boletos de pagamento poderão ser pagos não apenas por código de barra, mas por outros instrumentos, como o Pix. A resolução só entra em vigor em 3 de fevereiro, mas os boletos poderão conter, desde já, um código QR específico para o pagamento.

Segundo o BC, o recurso será oferecido de forma experimental até que a regulamentação sobre o assunto seja aprofundada em 2025. Com o código QR, o usuário aponta o celular e concluir a transação, garantindo a operação compensada instantaneamente, sem esperar vários dias, como ocorre com parte dos boletos bancários atuais.

O banco também criou o boleto dinâmico, que trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural prevista na Lei 13.775/2018.

Como esses títulos podem ser negociados, o BC considera fundamental garantir a segurança, para o pagador e o credor, de que os pagamentos serão destinados ao legitimo detentor de direitos. Para assegurar a destinação correta dos pagamentos, o boleto dinâmico será vinculado ao título, emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC.

com informações da Agência Brasil

Compartilhe no WhatsApp

Jairo Araújo destaca gestão de Davidson Magalhães na Setre

Previous article

Saiba porquê Itabuna vai andar melhor e Augusto Castro tá rindo à toa

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *