Mais uma ferramenta do Pix começa a valer a partir desta segunda (3): os boletos poderão ser pagos, não apenas por código de barras, mas por meio de outros instrumentos, como a forma de pagamento eletrônico. A resolução foi aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro e moderniza o tradicional boleto bancário.
Com isso, os boletos poderão conter um código QR code específico para o pagamento via Pix. É só apontar o celular e pagar. A grande vantagem é a compensação instantaneamente, sem necessidade de esperar vários dias, como ocorre atualmente.
Em breve, outra novidade deve entrar em operação. Trata-se do boleto de cobrança dinâmico (ou boleto dinâmico), que permite a transferência de titularidade de papéis quando a dívida é comercializada e troca de mãos.
Segundo o BC, a ferramenta trará mais segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por certos tipos de títulos, como a duplicata escritural. A instrução normativa definirá os tipos de ativos financeiros que podem ser vinculados a essa ferramenta.
O Banco Central diz que a criação do boleto dinâmico representa enorme avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de empresas, especialmente as de pequeno e médio porte.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments