As prefeitura baianas que se destacaram em algumas práticas importantes da gestão pública receberão, nesta quarta (5), o Prêmio Band Cidades Excelentes. A premiação acontecerá a partir das 19h, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. O prêmio é uma realização do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Áquila, em parceria com a entidade baiana.
“Sem sombra de dúvidas, faremos um grande evento. O prêmio vai destacar as boas práticas de gestão dos nossos municípios baianos. Esse fato, além de reconhecer o trabalho das nossas prefeitas, prefeitos e suas equipes, ainda tem uma função inspiradora, uma vez que mostra bons exemplos a serem seguidos”, disse o presidente da UPB e prefeito de Belo Campo, Quinho.
A etapa estadual do prêmio é uma iniciativa para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão. Seis pilares são utilizados para avaliar as cidades: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico; e Ordem Pública. Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.
O Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio. A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final.
com informações da UPB
Compartilhe no WhatsApp
Comments