DestaquesEconomia

BNDES terá R$ 20 bilhões em crédito para inovação, diz Mercadante

0

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) Aloizio Mercadante, anunciou, nesta quinta (25), a aprovação de R$ 20 bilhões em recursos para investimentos em inovação no país. A informação foi dada em um evento para empresários da indústria, realizado na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Mercadante disse que os juros serão de 1,7% ao ano e citou exemplos de fomento à industrialização nos EUA e Europa, como os subsídios para a indústria verde e a transição digital pelos governos europeus. “Os EUA estão buscando uma nova ideia de inovação, o governo deve lidar com um contexto em que a base seja transformada”, destacou.

Ele afirmou que o BNDES deve reduzir os dividendos, adiar ou parcelar a devolução de recursos ao Tesouro e trabalhar com um novo fator deflator para as operações do banco. “O BNDES fez alguns movimentos para apoiar o agro brasileiro, é um setor moderno e extremamente competitivo, mas é financiado por subsídios importantes e com uma bancada combativa. Tem uma parte da agricultura predatória a combater, mas a grande maioria é competitiva e estamos financiando”, enfatizou.

CRÍTICA AOS JUROS ALTOS

Segundo o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, é importante apoiar uma reforma tributária e a implantação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que unificaria diversos tributos. O empresário voltou a criticar o regime juros reais, um empecilho para a reindustrialização e um mecanismo de concentração de renda.

“[É] enormemente concentrador de renda esse regime de juros reais que vem sendo praticando no Brasil nas últimas quatro décadas. Temos importantes políticas industriais e de desenvolvimento, mas nenhuma delas vai conseguir superar a macroeconomia”, afirmou

com informações do iG

Compartilhe no WhatsApp

Carrefour utilizará câmeras em seguranças de áreas externas

Previous article

Medida do governo pode gerar venda de 300 mil carros, diz Anfaeva

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *