Importante bioma brasileiro, a caatinga terá um reforço importante para sua preservação. O Banco do Nordeste (BNB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciaram, nesta quarta (26), um acordo que abre um edital de R$ 10 milhões para sua restauração, pelo programa Floresta Viva.
A iniciativa visa implementar projetos de restauração ecológica com espécies nativas e sistemas agroflorestais nos biomas brasileiros. O ato foi anunciado durante o evento “Desenvolvimento Econômico – Perspectivas e Desafios da Região Nordeste”, no Palácio do Planalto.
Segundo a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campello, cada instituição entrará com R$ 5 milhões para financiar os projetos. “Vamos restaurar a mata branca, restaurar a caatinga, que é um dos biomas mais devastados, e precisa ser restaurada. Não tem a atenção que muitas vezes é dada à floresta amazônica. [Caatinga] Tem um potencial enorme de resgate de carbono, pode ser uma entrega muito importante. Então, de certa forma, BNB e BNDES estão inaugurando essa fase onde as instituições somam esforços e se dispõem a trabalhar juntos”, disse.
Com clima semiárido, vegetação com pouca folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade, a caatinga se extende pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais.
com informações da Agência Brasil
Compartilhe no WhatsApp
Comments